Jardim de Inverno – Dicas e Fotos

Você adora jardins e tudo que envolva verde e plantas, mas não sabe como montar um jardim de inverno na sua casa? Ou você acha que sua casa é muito pequena para fazer um jardim como você gostaria? Pensando em você, trouxemos dicas para você montar seu jardim e ter a natureza mais perto de você.

Os jardins dão um toque muito especial pra sua casa e deixam sua casa cheia de vida, além de perfumada com plantas e flores diversas.  Além disso, os jardins são uma excelente opção para decorar sua casa ou apartamento, dando aquele toque charmoso e aconchegante pro seu cantinho.

001 Jardim de Inverno – Dicas e Fotos

Se você sempre sonhou em ter um jardim de inverno, não perca tempo. Confira as dicas que trouxemos pra você e saiba como montar um jardim aproveitando o espaço disponível que você tiver em casa.

Escolhendo o Local do Jardim:

jardim de inverno 1 Jardim de Inverno – Dicas e Fotos

Na hora de escolher o lugar onde você pretende montar seu jardim, prestar atenção em alguns detalhes fazem toda a diferença. É importante lembrar que as plantas precisam de luz e espaço para se desenvolverem bem e ficarem saudáveis e bonitas, por isso, certifique-se de que o local que você escolheu, tem espaço suficiente para que a planta possa crescer, e também preste atenção se a luz do sol ilumina aquele lugar no decorrer do dia. Se você mora em casa, os lugares mais comuns para fazer seu jardim de inverno, são os terraços ou alguma sala anexa que você possa usar, já para quem mora em apartamento, o melhor local e mais indicado, é que o jardim fique perto de alguma janela, como por exemplo nas varadas que possuem proteção das portas, tem o contato com o sol e recebem vento. E para quem quer usar o jardim como decoração, o mais comum é aproveitar as escadas e colocar suas plantinhas ali mesmo, dando um charme a mais na decoração da sua casa.

Tipos de plantas para seu Jardim:

jardim de inverno com deck 10 Jardim de Inverno – Dicas e Fotos

A escolha das plantas depende bastante do seu gosto pessoal. Você pode escolher as plantas e flores que mais te agrada e montar seu jardim, mas é necessário levar em consideração algumas orientações de biólogos. Se você tem crianças e animais de estimação em casa, tome cuidado com plantas que podem ser venenosas, como a comigo-ninguém-pode. Uma dica importante é separar um tempinho pra pesquisar sobre a planta que você gosta, saber as dimensões que ela tomará quando crescer e os cuidados necessários próprios daquela espécie.  As Bromélias e os Antúrios são ótimas para serem cultivadas no jardim de inverno, e se você também pode optar por cultivar uma hortinha, com salsa, cebolinha e demais plantas, assim além de realizar o desejo de ter um jardim de inverno, você ainda tem a garantia desses ingredientes comuns na mesa do dia a dia, estarem sempre frescos e bem cuidados. Por se tratar de um ambiente fechado, o ideal mesmo é escolher plantas que não precisem tanto da luz direta do sol e de água constante, assim você não terá dificuldades em manter seu jardim de inverno em um ambiente fechado.

Manutenção do Jardim:

jardim de inverno oriental Jardim de Inverno – Dicas e Fotos

Esse item talvez seja o que mais preocupa a maioria das pessoas na hora de montar um jardim. Lembre-se que as plantas precisam de um cuidado diário, por isso fique atenta em estar regando e observando possíveis insetos e colorações diferentes nas suas plantas. E quando notar, procure a ajuda de um especialista, ele saberá lhe auxiliar qual a melhor maneira de cuidar do problema ou doença que sua planta estiver. Preocupe-se em estar podando sempre que necessário e fazendo o serviço de adubo pelo menos uma vez por mês. É válido lembrar que um jardim bonito é um jardim saudável, por isso, não descuide do seu.

Decoração do Jardim:

jardim de inverno pequeno Jardim de Inverno – Dicas e Fotos

Depois de ter escolhido e cuidado dos demais detalhes na hora de montar seu jardim de inverno, a decoração com certeza é um item que vai demandar algum tempo e criatividade da sua parte. Aqui nessa sessão não há segredos e nem regras, tudo vai depender do seu gosto pessoal, você pode colocar pequenas pedrinhas envolta das plantas, vasos decorativos e objetos feitos de gesso simbolizando um jardim de verdade, como aqueles sapinhos feitos de gesso e também pegadas. Uma outra alternativa para quem não tem muito espaço, é usar vasos que podem ser pregados na parede, ou investir em apenas uma planta maior e trabalhar com itens de decoração ao seu redor. Para uma aproximação ainda maior com a natureza, você pode deixar um recipiente com água doce para os beija-flor fazerem uma visita ao seu jardim de inverno, se ele estiver localizado em algum ponto que permita a entrada e saída do beija-flór. E dependendo de como for e onde estiver localizado seu jardim, você ainda pode optar por cuidar de passarinhos, rãs, tartarugas e outros animais que deixarão seu jardim ainda mais natural e bonito. Além de aproximar você e sua família da natureza.

Proteção para seu Jardim:

Jardins de inverno imagem 6 Jardim de Inverno – Dicas e Fotos

O jardim de inverno é diferente dos jardins comuns, pois são literalmente montados dentro da sua casa, por isso, você deve se preocupar em mantê-lo sempre protegido dos animais e também para evitar que as plantas sujem a casa. Faça proteção com redomas de vidros, assim o jardim fica exposto para quem visitar sua casa e você o mantem protegido.  Mas lembre-se de manter as janelas abertas todos os dias durante o verão, para não sufocar as plantas e para evitar a condensação da água, o que ajuda na formação de fungos, algo que é muito prejudicial as plantas, podendo até mata-las. Já durante o inverno, o ideal é deixar o ar circular no jardim por aproximadamente 3 horas, pelo menos duas na semana.

O que você achou dessas dicas de Jardim de Inverno? Que tal começar agora mesmo a preparar seu jardim e deixar sua casa ainda mais bonita e charmosa? Não perca tempo, escolha suas plantas preferidas, defina um local de fácil acesso da sua casa e monte seu jardim de inverno, você vai ver como vai surpreender quem for visitar sua casa.

Comments

  1. says

    adorei todos nao tem nem como escolher um .todos maravilhosos…vou pegar algumas dicas dai ..pois estou fazendo um canteiro publico ..quando tudo estiver pronto vou publicar pra vcs,,,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *