Dicas de decoração para um pequeno pátio

Se tem a sorte de ter um pequeno pátio no seu apartamento ou casa, então é quase imprescindível que saiba tirar o maior proveito do mesmo. Sabemos que espaços pequenos impõem algumas limitações, mas com algumasdicas de decoração e ideias criativas estas podem ser facilmente contornadas, criando-se espaços de verdadeira beleza e que apelam à tranquilidade e calma no meio do agitado ambiente urbano.

Seja criativo e use o espaço disponível da forma mais eficaz possível, de modo a parecer que o seu pátio é mais espaçoso. Um pequeno pátio apenas se torna num problema quando não o consegue tornar acolhedor e convidativo para si e para os seus convidados.

Seguem-se algumas dicas de decoração para um pequeno pátio, que a vão ajudar a criar um refúgio de sonho no meio da cidade.

 

patio Dicas de decoração para um pequeno pátio

decoração de um pátio requer atenção especial da sua parte e não deve ser encarado como uma área de menor importância da casa, mas sim como um espaço exterior adjacente e um prolongamento desta. Isto significa que adecoração deste espaço não deve ser descuidada e que deve aplicar os mesmos esforços e ideias criativas com que se preocupou na restante decoração da casa, de forma a torna-lo num ambiente igualmente agradável e acolhedor. O fundamental é que o decore de acordo com os seus gostos e preferências, mas em perfeita harmonia com a restante decoração e o ambiente que o rodeia.

Por exemplo, uma regra fundamental a ter em consideração é que ao decorar o pátio deve fazer uma transição suave entre o interior e o exterior. Uma das formas mais eficazes de dar a sensação de continuidade é através da utilização de alguns elementos da decoração repetidos, como é o caso das mesmas cores, texturas ou materiais. Em alternativa pode ainda optar por portas com vidros, as denominadas portas francesas, para ligar estes dois espaços distintos, uma vez que ambos ficam visíveis mesmo quando as portas estão fechadas. O elo de ligação entre os dois espaços também é conseguido através da utilização do mesmo estilo de mobiliário, assim como almofadas e acessórios decorativos nas mesmas cores e padrões.

 

patio contemporaneo Dicas de decoração para um pequeno pátio

 

Um dos fatores mais importantes a considerar ao decorar o seu pátio é a privacidade. Certamente que não irá apreciar estar exposto para vizinhos e transeuntes que passem em frente à sua casa, por isso é fundamental que se criem limites e barreiras que o mantenham isolado e resguardado dos ambientes públicos. Pode optar por diversas formas de criar estas barreiras, como por exemplo muros naturais com videiras ou trepadeiras ou até uma opção mais artificial com recurso a materiais como madeira, ferro e até betão.

 

patio cerca muro Dicas de decoração para um pequeno pátio

 

No que diz respeito a pintar um pequeno pátio, as mesmas regras que se aplicam ao interior da casa também devem ser respeitadas neste espaço. De forma geral, as cores mais neutras e claras criam a ilusão de maior amplitude, sendo por isso ideais para tornar um pequeno pátio mais acolhedor. Faça também um uso inteligente da iluminação para, mais uma vez, criar mais amplitude. Ilumine recantos escuros e coloque pequenos focos de luz perto das paredes, que não só vão tornar o espaço mais luminoso e maior, mas também criar um bonito efeito decorativo no seu pequeno pátio.

 

ilumina%C3%A7%C3%A3o patio Dicas de decoração para um pequeno pátio

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *